19 maio 2008

X-Games Brasil 2008.












O evento que movimentou o esporte bmx neste mês de maio sem duvida foi os X-Games, Um evento como este faz com que os atletas se dediquem mais as suas práticas e de certa forma temos que ter um incentivo para estar nas pistas praticando, e também faz com que evoluímos nas manobras, porque estamos sempre buscando aprender novas “tricks” para estarmos em destaque em uma competição de alto nível.











Bom os X-Games virou uma marca onde os eventos são realizados em diversos países, para vocês entenderem como funciona é assim em 1996 quando foi o primeiro X-Games nos EUA tinha uma classificação antes para ver qual atleta melhor colocado iria participar dos X-Games e foi assim durante alguns anos e quem organiza a parte do bmx é o Mat Hoffman, para quem não conhece foi o melhor atleta de bmx da história ele que inventou a maioria das manobras que todos nós fazemos hoje, o Mat Hoffman pode ser comparado com o Pelé, sem dúvida ele é referência mundial para qualquer atleta.Sendo assim ele criou uma associação chamada de “HSA” Hoffman Sports Association.Então para competir nos X-Games tinha uma triagem que se chamava X-Trails e ficando bem pontuado no ranking ai sim iria competir no famoso X-Games de Los Angeles.









Quando o Rio de Janeiro foi palco para o Latin-XGames no segundo evento que foi em 2003 dois atletas tiveram vaga para competir o Global X-Games, mas os atletas do Brasil nunca tiveram a oportunidade de participar dos X-Games nos EUA, porque os americanos não querem atletas de outros países participando do evento deles.

Bom sendo assim os X-Games hoje virou um show onde os atletas são pagos para participar, apenas 20 atletas são convidados para entrar no evento e a poucas vagas para nos brasileiros apenas 6 vagas para o vert e 4 vagas para o street o restante das vagas são para os atletas americanos e europeus. Esse evento não vale ponto para ranking nenhum, mas nem por isso deixa de ser um grande evento.

Falando do evento agora recorde de público 20.000 pessoas assistindo no sambódromo de São Paulo a final do bmx vert foi demais.








Para, eu Evandro Índio, como atleta ter participado deste evento foi muito bom, rever alguns colegas das antigas não tem preço, essas coisas somente o esporte bmx proporciona estes momentos de amizade e também aproxima as pessoas que não conhece nosso esporte a entender como funciona esse mundo e como podemos evoluir ainda mais aqui dentro do nosso próprio país, a investir mais em eventos, pistas e atletas para que possamos dar continuidade as futuras gerações de bmx que já estão vindo.

Gostaria de falar que nos atletas brasileiros do bmx vert e street mandamos muito bem neste evento e parabéns para o Reginaldo que ficou entre os 10 e foi para a final do bmx vert esse rapaz promete ainda mais e parabenizar o Overal que ficou em 7º lugar no street mostrando muita base nas manobras.

No ano que vem tem mais um X-Games aqui no Brasil e acho que vai ser em São Paulo. E a nossa vida continua aqui vamos continuar praticando e acima de tudo nos divertindo bastante, porque andar de bmx é muito bom.

Vou encerrando esta matéria e até a próxima.

Evandro Índio.

Fotos:AC Picon.

Um comentário:

Unknown disse...

Indio, li a matéria do seu blog e fiquei super feliz e admirada com todo o trabalho realizado por você até hoje dentro desse esporte maravilhoso. PARABÉNS! Você é Energia Positiva Pura!

Juliana Martins

PRAIA Academia.